sexta-feira, 6 de maio de 2011

o lixo

Destino do Lixo e Reciclagem
DESTINAÇÃO DO LIXO
O lixo e seus diversos tipos de resíduo são hoje um dos principais problemas dos municípios urbanizados. Mas qual o destino final do lixo que produzimos?
Na maioria das vezes, o destino do lixo são os lixões: grandes terrenos afastados dos centros urbanos, onde o lixo é depositado a céu aberto, sem uma pré-seleção de materiais recicláveis e orgânicos. Esse tipo de depósito é com certeza o mais prejudicial à natureza, pois todo o terreno e uma grande área à sua volta ficam poluídos. Diante de tantos problemas relacionados a esse tipo de depósito, algumas propostas alternativas foram feitas e podem minimizar esse problema:
- Coleta seletiva: a coleta seletiva de materiais recicláveis é primordial, especialmente em centros urbanos. A simples exclusão de materiais como isopor, vidro e metal já ameniza o impacto dos lixões. Pode também ter uma função social, pois muitos “catadores de latinha” formam cooperativas e tiram o sustento de sua família graças a essa coleta.

- Aterros sanitários: os aterros sanitários hoje são apontados como uma das melhores soluções para o problema do lixo nas grandes cidades. O aterro consiste de um terreno, previamente escolhido para minimizar problemas ambientais, onde o lixo é armazenado em camadas, em locais escavados. O lixo é prensado por máquinas até atingir uma altura de três metros, e depois é coberto por terra. Seria uma espécie de “enterramento” planejado do lixo. Vantagens: processo de baixo custo; controle da emissão de gases; minimização dos problemas de lixiviação da água; requer trabalhadores pouco especializados. Desvantagens: necessidade de grandes terrenos; interferência das condições climáticas no processo; o terreno ficará inoperante por um bom período de tempo.

- Incineradores: os incineradores são grandes fornos onde o lixo é queimado. É um processo bastante poluente, especialmente em relação à poluição do ar, pois dióxido de carbono, óxidos de enxofre e nitrogênio, entre outros gases, são liberados. É também um processo relativamente caro e que gasta muito tempo se feito da maneira correta, com o uso de filtros. Ainda assim, é uma alternativa para diminuir o impacto negativo dos lixões. O lixo hospitalar, por exemplo, só pode ser incinerado, pois devido à sua periculosidade à saúde pública, não pode ser descartado in natura.



- Usinas de compostagem: através dessas usinas, o material orgânico presente no lixo é transformado num composto orgânico. Esse composto é utilizado em solos na agricultura, melhorando suas qualidades físicas, químicas e biológicas. O problema desse tipo de tratamento é sua utilização restrita, pois não ameniza o problema dos resíduos inorgânicos.
Bibliografia: http://eco.ib.usp.br/lepac/conservacao/ensino/lixo_destino.htm
Leia abaixo o texto sobre a reciclagem do lixo.
Você já parou para pensar em quanto lixo e produzido por dia na sua cidade?

A grande quantidade de lixo que e produzida em uma cidade traz problemas. Há necessidade de espaço para construir aterros sanitários. A coleta do lixo e a manutenção do aterro custam dinheiro. Mau cheiro e propagação de doenças também são problemas principalmente quando não há aterros sanitários ou quando eles são operados de modo incorreto ou não são bem construídos.

Os papeis, plásticos, metais e vidros embora estejam em quantidades menores do que os restos de comida também contribuem para a quantidade total de lixo. E como fazer para reaproveita los?

Quando você compra um produto numa embalagem de papel, de vidro, de plástico ou de metal, pode ser que ele, um dia, já tenha sido jogado fora como lixo. Esse reaproveitamento e realizado por meio de reciclagem. E o que é a Reciclagem?


O Que é Reciclagem?:

A reciclagem e o processo que permite reaproveitar esses materiais que serão transformados em novos objetos que podem, ou não, se parecer com os objetos originais.

Por que Reciclar?:

Porque ao reciclar:

- Diminuímos a quantidade de lixo e, portanto reduzimos os problemas trazidos por ele;

- Poupamos dinheiro, pois obter plástico, vidro, papelão ou metal a partir de matéria-prima natural custa mais do que já existe;

- Economizamos energia, pois gasta se menos energia na reciclagem do que na obtenção a partir de fontes naturais; e

- Conservamos os recursos naturais como às árvores (usadas para fabricar papel) o petróleo (matéria-prima para o plástico) e os minérios (para obter metais).


O que Podemos Reciclar?
Reciclável Não-Reciclável também chamado de Rejeitos
Papel
jornais e revistas etiqueta adesiva
folhas de caderno papel carbono
formulários de computador fita crepe
caixas em geral papéis sanitários
aparas de papel papéis metalizados
fotocópias papéis parafinados
envelopes papéis plastificados
provas papéis sujos
rascunhos guardanapos
cartazes velhos bitucas de cigarro
papel de fax fotografias

Metal
lata de folha de flandres (lata de óleo,
salsicha, leite em pó etc.) esponjas de aço
canos
lata de alumínio

sucatas de reformas


Vidros
embalagens espelhos
garrafas de vários formatos vidros planos
copos lâmpadas
cerâmica
porcelana
tubos de TV - gesso

Plástico
embalagem de refrigerante cabo de panela
embalagem de material de limpeza tomadas
copinho de café embalagem de biscoito
embalagem de margarina
canos e tubos
sacos plásticos em geral misturas de papel, plásticos e metais


Existe também uma quinta opção de Reciclagem que e a Compostagem. Há uma grande quantidade de restos alimentares no lixo. Eles podem ser transformados em adubo. O composto serve para ser colocado no solo que foi muito usado pela agricultura. Durante a Compostagem e produzido também uma quantidade apreciável de gás metano (combustível). Esse combustível serve para produzir energia.


Como Reciclar?

Com a colaboração do consumidor, podemos facilitar ainda mais o processo de reciclagem. A reciclagem do material é muito importante, não apenas para diminuir o acúmulo de dejetos, como também para poupar a natureza da extração inesgotável de recursos.

Veja como fazer a coleta seletiva e dar a sua parcela de contribuição:

- Procure o programa organizado de coleta de seu município ou uma instituição, entidade assistencial ou catador que colete o material separadamente;

- Para uma coleta de maneira ideal, separe os resíduos em não-recicláveis e recicláveis;

- Escolha um local adequado para guardar os recipientes com os recicláveis até a hora da coleta.


Onde Reciclar?

No Brasil existem unidades industriais com capacidade instalada para reciclar resíduos, e qualquer outro material que possa ser reciclado. Distribuídos de norte a sul do país, estas unidades são empresas transformadoras de matérias-primas, fabricantes de embalagens, retomadores e recicladores.


Coleta Seletiva de Lixo (Cidadania e Desenvolvimento)




Os materiais destinados à reciclagem devem estar separados do resto do lixo. Ela consiste em incentivar a população a separar em suas casas os componentes do lixo nas seguintes categorias:

Vidro; Metal; Plástico; Papel e Papelão e Resíduos de comida e outros componentes.

O processo de coleta seletiva é trabalhoso e mais caro do que a coleta tradicional do lixo, mas a reciclagem permite que se faça uma economia que compensa esses gastos adicionais. A reciclagem deve ser incentivada porque se trata de uma importante forma de preservação do ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário