sexta-feira, 6 de maio de 2011

historia mesopotâmia

MESOPOTÂMIA

• Henry Rawlinson: descoberta da inscrição de Behistun, que comprova a existência dos povos mesopotâmicos. Quem estuda a Mesopotâmia é assiriólogo.
• Localização geográfica: Mesopotâmia = entre rios; se localiza na bacia que se forma entre o Tigre e o Eufrates (que nascem em terras altas da Armênia). Área cercada de desertos, onde se encontram os continentes asiático, africano e europeu. Divide-se em Alta Mesopotâmia (ao norte, região seca e estéril) e a Baixa Mesopotâmia (irrigada e fértil). Ospovos drenavam os terrenos alagados e irrigavam os secos, dando origem a campos férteis e cultiváveis.
• Povoamento: Vários povos sucederam como conquistadores de tais áreas:
Sumérios: Primeiros a desenvolver população urbana na Mesopotâmia. Organizavam-se em cidades-estado por volta de 3000 a. C, na Baixa Mesopotâmia. Tinham atividades agrícolas, artesanais, comerciais e religião próprias. Tinham na agricultura a principal atividade. Foram destruídos por elamitas e amoritas.
Acadianos: Povo semita vindo da Síria, localizava-se ao norte do império dos sumérios e os submeteram por volta de 2 500 a.C. Adotaram boa parte da cultura dos sumérios.
Primeiro Império Babilônico: A primeira dinastia foi fundada por volta de 1900 a.C. Seu principal representante foi o rei Hamurabi, autor de um dos mais antigos códigos de leis que existem, o Código de Hamurabi. O código regulamentava o direito à propriedade, basicamente. As punições seguiam a regra; olho por olho, dente por dente. Além de legislador, Hamurabi foi um grande guerreiro; ele dominou quase toda a Mesopotâmia e foi dominado pelos Cassitas.

• Assírios: Localizados na Alta Mesopotâmia, eram vassalos dos sumérios, mas ficaram independentes.
- O rei representava o deus Assur, e era absoluto. Durante o reinado de Sargão I, constituíram um império que tinha Nínive como capital.
- Com Salmanazar I, construíram um Império que controlou boa parte do Eufrates. Usavam o terror para manterem o domínio. Os vencidos eram tratados sem piedade.
- Sargão II – prossegue com as conquistas e destrói Samaria, capital do reino de Israel.
- Senaqueribe – Povos se rebelaram contra os maus-tratos, e as conquistas mantidas pela violência tornam o Império Assírio frágil e vulnerável.
- Assurbanipal – Apogeu do Império. Tinha tabletes com inscrições cuneiformes.
- Medas e babilônicos – conquistam e destroem Nínive, colocando fim ao Império Assírio em 612 a.C.

• Império Neobabilônico (ou Caldeu)
- Nabopalassar – com a destruição do império Assírio, declara-se independente e funda uma dinastia caldeia.
- Nabucodonosor II – Apogeu do império caldeu. Conquista Jerusalém e deporta os judeus para a Babilônia – conhecida pela sua beleza.
- 539 a.C – Império Caldeu conquistado por Ciro, o Grande, rei da Pérsia.

• Religião: Politeísta e antropomórfica, com personalidade distinta e atributos humanos. Principais deuses: Samash – Sol; Enlil – chuva; Ishtar – natureza; Marduk era o deus principal. Muitas das histórias do Antigo Testamento tem origem suméria, como o mito da criação e o relato do Dilúvio.

• Cultura e Civilização: Muito do que se atribuiu à civilização mesopotâmica se deve aos sumérios.
- Escrita cuneiforme;
- casas, templos e palácios (zigurate)
- Ferramentas e armas de bronze;
- Obras de irrigação
- Agricultura e comércio. Diferente do Egito, as práticas particulares tinham mais espaço.
- Matemática (sistema decimal e sexagesimal)
- Astronomia – a crença em que os astros podiam influenciar a vida das pessoas deu origem à Astrologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário