quinta-feira, 5 de maio de 2011

ciências

Ciências Universo e Planetas

Corpos celestes são todos os astros que se encontram no cosmo. Os astrônomos estudam os corpos celestes. Mas o que são corpos celestes? Planetas estrelas cometas planetóides satélites
O universo é tão grande que os cientistas desenvolveram o telescópio para observá-lo! Os astros podem ser luminosos . Os astros podem ser iluminados. LUMINOSOS : Produzem luz. As estrelas têm luz própria. Exemplos: ILUMINADOS: Não produzem luz. Eles precisam da luz de outros astros. Os planetas e satélites naturais recebem e refletem a luz das estrelas.
O universo é muito grande! Os astros do universo formam galáxias. O nosso planeta está no sistema solar numa galáxia chamada Via Láctea.
O sistema solar O sistema solar é o conjunto formado pelo sol, por seus planetas, pelos planetas-anões, asteróides, satélites, cometas e poeira. O sol é a única estrela do Sistema Solar. Ela é muito maior que os planetas do Sistema Solar!!! A luz e o calor produzidos pelo sol são essenciais à vida na terra.
Os planetas do sistema solar são divididos em dois grupos: Os planetas mais próximos do sol recebem maior quantidade de luz e calor. Eles são chamados de planetas terrestres. Mercúrio Vênus Terra Marte Os planetas mais distantes do sol são mais frios e recebem menos luz. Eles são chamados de “gigantes gasosos.” Júpiter Saturno Urano Netuno
Os satélites Os satélites naturais são astros que giram em redor de um planeta o planeta-anão. Qual o único satélite natural da terra? A LUA.
A ROTAÇÃO DA TERRA A terra não está parada! Ela gira em torno do seu eixo, uma linha imaginária que passa pelo centro da terra, atravessando o pólo norte e o pólo sul. Ela gira como se fosse um pião. A terra leva aproximadamente 24 horas para dar uma volta completa em torno do seu eixo. Os dias e as noites existem por causa do movimento de rotação.
Rotação Neste lado do planeta é dia, pois o sol está iluminando a terra. Neste lado é noite. O sol sempre nasce no lado leste e se põe no oeste.
A TRANSLAÇÃO DA TERRA A TERRA TAMBÉM GIRA EM TORNO DO SOL!!! A TERRA LEVA APROXIMADAMENTE 365 DIAS, UM ANO, PARA DAR ESSA VOLTA. O MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO ESTÁ LIGADO ÀS ESTAÇÕES DO ANO. QUANDO É VERÃO NO HEMISFÉRIO SUL, É INVERNO NO HEMISFÉRIO NORTE A terra leva 365 dias para fazer essa volta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário