sexta-feira, 6 de maio de 2011

nossos recurços naturais

Desenvolvimento sustentável Ciências – 5º Ano

Recursos Naturais A natureza é a fonte de recursos naturais. O que são recursos naturais? Recurso natural é tudo aquilo que o ser humano retira da natureza para realizar suas tarefas. água solo ar minerais Seres vivos
Precisamos cuidar dos recursos naturais! Os recursos naturais estão presentes na alimentação. Constituem a matéria prima de diversos produtos. São usados na produção de energia! Pijama de algodão Água gera energia! cereais
A Água: indispensável para a nossa sobrevivência! água Para beber Para higiene pessoal Para irrigação Para preparar alimentos Para o lazer Sabendo usar não vai faltar! Não desperdiçar para não faltar Solo É no solo que construímos nossas habitações. O homem utiliza o solo para plantar alimentos.
Petróleo: Um recurso natural muito importante O petróleo pode ser usado como combustível de automóveis e máquinas ou para gerar energia elétrica. O petróleo pode ser transformado em muitos materiais: Plásticos, tintas, goma de mascar, cosméticos, pneus, etc. seres vivos se relacionam com a natureza A interferência humana Os organismos podem competir na natureza. Alguns animais são predadores. Todas as relações estão interligadas. Se matarem as cobras, os ratos se multiplicarão e o planeta ficará infestado de ratos!Ocorreria um DESEQUILÍBRIO ECOLÓGICO! O ser humano pode interferir no ambiente e provocar grandes desequilíbrios, prejudicando os seres vivos. O Desequilíbrio Ecolólia Desequilíbrio Ecológico provocado pelo homem: DESMATAMENTO Ao derrubar a vegetação natural, o homem destrói o ambiente de diversas espécies. O desmatamento também pode causar erosão e empobrecimento do solo. CAÇA E PESCA ILEGAIS É necessário controlar a caça e pesca de muitas espécies. Temos que respeitar o período de reprodução para que o animal não desapareça do planeta! Se não controlarem a pesca do atum, ele vai acabar. POLUIÇÃO A poluição altera a qualidade do ar, da água e do solo. A poluição prejudica a saúde do homem e pode causar a morte de muitas espécies.
Slide 9O que é desenvolvimento sustentável ? Desenvolvimento sustentável é o uso racional de recursos naturais para que eles não se esgotem no futuro. Precisamos reduzir o consumo, reutilizar e reciclar!
Uma das grandes preocupações dos dias de hoje é planejar a melhor maneira de obter energia para as atividades humanas. Recursos Energéticos Alguns recursos naturais existem em quantidade finita. Isto quer dizer que um dia eles irão se esgotar. Pense nisso!
Combustíveis Fósseis GÁS NATURAL PETRÓLEO CARVÃO MINERAL São muito usados para produzir energia elétrica. Existem em quantidade finita na natureza. Liberam poluentes na atmosfera, causando danos ao ambiente. ENERGIA LIMPA A energia limpa é a energia gerada com uso de recursos naturais que produzem pouca poluição. Energia eólica: É a energia do vento. O vento movimenta as pás de um gerador. O movimento das pás gera energia elétrica.
Slide 13ENERGIA SOLAR É a energia proveniente do Sol. Painéis solares que transformam a energia solar em energia elétrica.
Slide 14OS BIOCOMBUSTÍVEIS Os bicombustíveis são fabricados de vegetais e costumam ser menos poluentes. Esta é a mamona. Ela produz um óleo muito energético que é usado na produção de biodiesel. A cana-de-açúcar produz o álcool que usamos nos nossos carros.
Slide 15PERGUNTINHAS 1- O que são recursos naturais? Tudo aquilo que o ser humano retira da natureza para realizar suas atividades. 2- O que ocorre quando o ser humano interfere no ambiente e prejudica os seres vivos? Ocorre um desequilíbrio ecológico. 3- Como é chamada a energia do vento? Eólica 4- O que é desenvolvimento sustentável? É o uso racional de recursos naturais para que eles não acabem no futuro.
Slide 16Perguntinhas 5- Como é chamada a energia gerada com uso de recursos naturais que produzem pouca poluição? Energia limpa. 6- Como são chamados os combustíveis que poluem a atmosfera como o petróleo, o gás natural e o carvão mineral? Combustíveis fosseis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário